Colunista ainda fala como gravar arquivos no Mac e Windows.
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O exFAT é um sistema de arquivos apropriado
para dispositivos removíveis compartilhados
entre PCs e Macs (Foto: Reprodução)
>>> Gravar arquivos em partição NTFSpara dispositivos removíveis compartilhados
entre PCs e Macs (Foto: Reprodução)
No trabalho, uso o Windows e, em casa, um Mac OS. Tenho dificuldades de fazer meu HD externo da WD funcionar nas duas plataformas, tanto para armazenar arquivos, como abri-los e salvar novos.
Joao Pedro Wieland
Olá, João! Provavelmente as dificuldades de interoperabilidade que você está tendo ao usar o mesmo HD externo em máquinas com o sistema operacional Windows e Mac OS X devem-se ao fato de que o Mac OS X apenas consegue ler arquivos que estiverem armazenados em dispositivos que tenham o seu sistema de arquivos em NTFS. Dependendo da capacidade de armazenamento do seu dispositivo removível até seria viável formatar o sistema de arquivos para FAT32, que é o mesmo sistema de arquivos usado em cartões de memória ou pendrives. Nesse caso, o Mac OS X seria capaz de criar e alterar os arquivos.
Porém, mesmo que tecnicamente fosse viável esse procedimento, o sistema de arquivos FAT32 possui limitações para grandes volumes de dados e, principalmente, é mais propenso a ter problemas de integridade dos seus arquivos. Entretanto, esse problema foi contornado nativamente no Snow Leopard pelo Disk Utility. Nele foi adicionado o suporte ao sistema de arquivos exFat, também conhecido com FAT64. O exFAT é suportado pelas versões mais recentes do Windows e totalmente compatível com o Mac OS X. Nesse caso, esse é o sistema de arquivos mais indicado para você formatar o seu disco externo. Porém, ele só é suportado por computadores.
Máquinas digitais, cartões de memória de celulares devem ser formatados em FAT32 para evitar problemas de leitura por esse tipo de dispositivo. Caso a versão do seu Mac seja anterior a 10.5 ou se realmente é necessário acessar dispositivos que usem o NTFS, é possível adicionar o suporte ao sistema de arquivos NTFS usando aplicativos de terceiros, como o MacFUSE, Paragon, SL-NTFS.

Colunista responde ao leitor sobre as diferenças entre os conectores de vídeo (Foto: Reprodução)
Olá, Ronaldo! Comprei um PC novo e o mesmo possui dois tipos de conectores para saída de vídeo: um é o VGA e o outro é DVI. Porém, a minha ideia é ligar o PC na TV LCD, só que ela possui um conector HDMI. Qual é a diferença entre os três tipos de conectores e qual é o melhor?
André Cruz
Olá, André! O conector VGA (Video Graphics Array) ainda é mais antigo – o sinal transmitido ao monitor é analógico. Por conta disso, se comparado com os conectores mais modernos, ele tem uma perda de resolução, perceptível principalmente nos gráficos mais avançados dos games ou em vídeos de alta definição.
Já os conectores DVI (Digital Visual Interface) e HDMI (High-Definition Multimedia Interface) transmitem o seu sinal digitalmente. O HDMI permite a transferência de áudio e vídeo de alta resolução. Esse tipo de conector é suportado por leitores de Blue-Ray Disc, TV Digital, Playstation 3, Xbox e também em placas de vídeo mais modernas.
O conector DVI só permite a transferência de vídeo em alta resolução. Em sua concepção, o destino está no emprego de conectividade entre computadores, projetores e monitores LCD. Entre os três tipos de conectores, o que possui melhor compatibilidade com os eletrônicos atuais é o HDMI. Além de versátil, é o que melhor suporta alta definição de imagem.

aberto e multiplataforma para a criação de
games (Foto: Divulgação)
Olá, Ronaldo! Li aqui no G1 algo sobre desenvolvimento de games e tenho algumas dúvidas: quais são os programas básicos para começar a criar jogos? Depois de concluído, como divulgar?
Thallies Fontana Almeida
Olá, Thallies! As ferramentas básicas para a criação de games pode variar dependendo da plataforma para a qual você pretende desenvolver. Por exemplo: se o seu objetivo é criar games para dispositivos móveis, a ferramenta de desenvolvimento para Android é diferente da ferramenta de desenvolvimento para iOS, assim como para a criação de games para aparelhos celulares mais simples (geralmente empregada a tecnologia JME).
Em games que serão executados no navegador, você pode usar Adobe Flash, Java FX, HTML5, etc. Já para games que serão instalados no PC, é preciso ter definido qual será o sistema operacional em que eles serão instalados. Para os consoles Xbox 360 e Playstation, também é preciso levar em consideração qual o modelo de console na hora de escolher a ferramenta.
Se o seu interesse for em desenvolver para o Xbox 360, você pode usar o Microsoft XNA Game Studio. Para Android, você pode começar com o Google App Android. Caso você queira desenvolver aplicativos em Java para celulares, uma alternativa é usar o NetBeans IDE. O mesmo vale caso a sua opção seja pelo Java FX. Uma outra ferramenta de desenvolvimento interessante é a 3D GameStudio ou o editor open source Game Editor.
Para a estratégia de divulgação dos games que você desenvolver dependerá de que maneira o aplicativo será distribuído. Se for para dispositivos móveis, as lojas virtuais da plataforma (Android Market, Apple Store, etc). Mas, sem dúvidas, ações em redes sociais (Facebook, Twitter e Orkut) podem tornar o seu game conhecido e, quem sabe, chamar a atenção a potenciais investidores.
Se optar pelo desenvolvimento de games com o código aberto, um outro canal eficiente além dos sugeridos são os eventos de software livre. Por favor, poste aqui na coluna mais detalhes sobre qual plataforma você tem interesse em desenvolver games, assim poderei lhe ajudar dando dicas de ferramentas mais específicas.
Fonte: G1/Tecnologia
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